Somos orgulhosos de informar-os as nossas certificações de viticultura sustentável HVE-3 e VDC obtidas dia 2 de abril 2021:
Alta Valor Ambiental Nivel 3 (HVE-3) :
A certificação HVE é uma certificação nacional francesa do Ministério da Agricultura na sequencia de negociações tripartida entre as organizações agrícolas, os partis políticos e associações ecológicas, e o Estado.
A certificação HVE em príncipe se aplica a todos tipos de produção agrícola respeitando critérios. Ela é baseada sobre indicadores de resultados relativos a biodiversidade, estratégia fito-farmacêuticos e da gestão da fertilização.
Viticultura Sustentável na Champanhe (VDC) :
A certificação VDC é uma certificação criada por iniciativa do Comité Champagne e acreditado por o Ministério da Agricultura francês. Concretize as ambições da Champanhe vitícola de vir a ser a media prazo a primeira região em totalidade a aplicar praticas culturais sustentáveis.
A certificação VDC é mais ambiciosa de que a HVE. Traduz o compromisso dos champanheses para reduzir a pegada ecológica com 3 grandes tópicos: biodiversidade, carbono e agua..
Por exemplo, o VDC já proíbe o uso dos herbicidas glyphosate (Roundup e similar).
A certificação VDC é uma das ferramentas que a Champanhe vitícola tem para alcançar os objetivos que ela própria fixe, por exemplo o do Zero Herbicida em 2025 na totalidade a Delimitação Champanhe, uma supressão dos herbicidas que nós aplicamos sobre as nossas vinhas desde 2016 (saber mais aqui). As explorações certificadas VDC representam em 2021 15% das vinha. O objetivo da Champanhe vitícola é que 100% das explorações sejam certificadas em 2030.
Os logos HVE e VDC estão ausentes dos rótulos das nossas garrafas.
Não vão encontrar os logos deste selos sobre as nossas garrafas de champanhe, agora não. De um lado, os nosso champanhes são misturas de vários anos, de outro lado esses envelheçam de 2 à 10 anos nas nossas caves antes de vos apresentar. Não obstante, a comprar o nosso champanhe, promovem as nossas praticas que, agora é oficial, avance para uma viticultura mais limpa !